CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Entrevista


Multi instrumentista, compositor e arranjador, que coleciona em sua carreira (além de muitos prêmios), Chiquinho França tem a sabedoria de um músico ciente do seu papel social enquanto artista engajado na luta pela arte e cultura deste estado.

-


Grupo: Para você, do meio musical, como você descreve a cultura popular atualmente?
Chiquinho França: Cultura popular para mim seria uma base onde todos os artistas, de seja lá qual for a área (Teatro, música, dança entre outros), estão inseridos. Uma grande árvore com vários galhos, em que esses mesmos não param de surgir e crescer. Alguns podem um dia morrer, mas essa árvore sempre se renova.

Grupo: Sabemos que a cultura popular está em constante mudança, você acha que o surgimento de novos estilos musicais e essas mudanças tem alguma ligação?
Chiquinho França: Com toda a certeza, todos os estilos precisam de uma origem, e essa origem é a cultura. A cultura muda, a música e interpretações mudam. Sempre temos quem crie, quem ouse, e isso é a nossa vantagem, isso é o que torna a nossa cultura um tesouro.

Grupo: Qual seria o publico alvo dessa cultura popular?
Chiquinho França: Não há público alvo para algo tão abrangente. Nós temos pessoas mais interessadas em certo ramo, mas é justamente a junção de todos esses interesses e estilos que formam o verdadeiro público da nossa cultura.

Grupo: A sua música se encaixa na indústria comercial da cultura popular?
Chiquinho França: A minha música faz parte sim dessa indústria da cultura popular, procuro fazer uma mistura de algumas influências, e essas influências são bastante populares.


-


Curiosidades:


1) Como funciona a produção de um CD?
Temos várias formas de se produzir e gravar um cd. No meu caso, fico um tempo sem fazer apresentações, e sem sair muito. A primeira parte é sempre a criação: As melodias e arranjos, reuniões com a banda, idéias e tudo mais. Logo após isso, temos ensaios, para não haver erros nem desencontros na gravação. Depois de todos os instrumentos, passamos para a parte da equalização, que é feita por profissionais já treinados para ouvir e ajustar os volumes de todos os detalhes. Acabado isso, temos as cópias e a gráfica. Depois temos a distribuição e venda para o nosso público.

2) Quais são as principais etapas para se conseguir um espaço no meio artístico?
Temos que considerar muito a dedicação do artista, se ele se sente motivado e feliz com o que faz, tem quase tudo para ser um grande artista. Mas não é por isso que dedicação é sinônimo de sucesso no mundo da música, pois é preciso muita sorte e oportunidades.

3) Como foi a sua estrada até chegar aonde chegaste?
Para você ter idéia, aprendi música ouvindo um ceguinho que pedia esmolas na rodoviária da minha cidade, e eu tocava com um cavaquinho numa afinação inventada. Outras das minhas “escolas” foram a vitrola da vizinha e um radinho de pilha sem antena que só pegava em cima do muro. Sou filho de um lavrador e uma doméstica, maranhense de Santa Inês, a 300 quilômetros de São Luís. Com essas informações você pode perceber que não foi fácil. Foi muita dedicação e sorte. Hoje já lancei em meu Estado seis CDs instrumentais e um DVD (Solos), gravado no Teatro Arthur Azevedo, na capital. Emplaquei temas nas trilhas dos programas Globo Repórter e Fantástico, na Globo. Hoje vivo de música e instrumental.



-



Créditos a Guilherme Lopes.

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Cinema


Homem de ferro


Ação – 126 minutos – 10 anos.
Direção: Jon Favreau.
Elenco: Robert Downey Jr., Terrence Howard e Gwyneth Paltrow.

Sinopse: Fornecedor de armas do governo americano é atacado por um grupo de rebeldes e decide criar uma armadura para se proteger. Tal armadura lhe dá uma força sobre-humana e o transforma no Homem de ferro.


Definindo a cultura popular


A cultura de uma nação são os seus valores e conhecimentos imutáveis, já a popular é ligada diretamente ao povo e influências nacionais, tem como origem suas tradições, costumes e princípios, sendo transmitida por gerações.


A diferença entre a cultura em si e a cultura popular é que a primeira buscava ser uma cópia do estilo europeu, enquanto a segunda é autêntica.


O conteúdo é sempre lançado pelos meios de comunicação que acabam perdendo contato com a verdadeira cultura por só visar o lucro, portanto, o que realmente merece ser apreciado dificilmente se torna um item da nossa "cultura popular".


Como exemplos de cultura popular temos: o carnaval, música, teatro, pinturas, danças e festas folclóricas, literatura de cordel, provérbios, artesanato, cantigas de roda, contos e fábulas, lendas urbanas, entre outros.